Fundada a 6 de Outubro de 2018, a CVLTO fixou-se como um projecto cultural e sub-cultural sediado na cidade do Porto, Portugal. 
É desde o início missão deste projecto quebrar a timidez com que a arte se move em Portugal, fomentar a criação e potenciar mais e novas formas de expressão artística através de um espaço expositivo justo quer no âmbito plástico, como na criação dos mais variados conteúdos digitais.
Funcionamos em permanente recruta de colaboradores em todas as vertentes em que nos movemos, e estamos abertos à apresentação de propostas de parcerias e projectos de outras iniciativas que se identifiquem com a CVLTO.
Dividimo-nos em vários segmentos, que trabalham em simultâneo graças à incomparável vontade e persistência de todos os membros da equipa e colaboradores, não só os actuais mas os que por aqui já passaram, e parceiros. De artistas para artistas, a CVLTO trabalha na criação e publicação de conteúdo independente através da Secção de Conteúdos, na organização e dinamização de eventos de cariz musical e artístico através da Promotora CVLTO e na divulgação gratuita e promoção de artistas visuais jovens através da nossa Galeria Online. Todos estes tentáculos em que o projecto se divide são intrínsecos uns aos outros, e passivos de mudança mediante o crescimento do projecto e a individualidade de quem trabalha connosco.
Neste projecto existe espaço de manobra para tudo, com um único critério: a qualidade. Consideramos que a cultura deve ser de fácil acesso e assente na compreensão, motivação e potencialização de ideias que partem da indivíduo enquanto ser singular, independentemente do género, crença, nacionalidade, aparência visual ou perfil social, com a salvaguarda de que estes nunca ultrapassem os valores da justiça e dos direitos humanos. 
A CVLTO é e sempre será um projecto mutável, de discussão justa, respeito identitário e liberdade de expressão.