Menú // Pesquisa
#OndeEstá o NUS

#OndeEstá o NUS

André Cruz está neste momento a finalizar a Licenciatura no curso de Artes Plásticas e Multimédia na Universidade de Évora, especializando-se em ilustração, desenho e fotografia. Trabalhou com a Pointlist – agência musical baseada em Évora – na criação de cartazes para concertos e documentação dos mesmos. Já fotografou concertos da Sociedade Harmonia Eborense, SOIR Joaquim António dAguiar e Capote Música. De momento está a desenvolver um colectivo artístico com alguns colegas.

Este projecto nasceu do meu interesse pela dimensão social e estética da roupa estendida publicamente nas janelas e portas.”

O que me cativou foi a normalização desta prática e a relação de confiança que se cria entre os donos da roupa estendida e as restantes pessoas que acabam por se cruzar com a mesma no dia a dia. A roupa interior revela esse conforto e confiança ainda mais – pois cria este paralelismo entre objetos que nos são tão pessoais e íntimos e o facto de estarem assumidamente expostos a todos.

“A produção destas imagens tornou-se um exercício “pacificamente” visceral. Sentia-me uma espécie de tarado a quebrar estes limites da privacidade, também foi algo que com o tempo fui-me habituando. Recebi alguns olhares mais mal humorados, o que é natural, no entanto nunca me chegaram a abordar verbalmente.”

Como já seria de esperar, a CVLTO achou um piadão a este projecto. Para além da documentação poética de cuecas, boxers e sutiens, o André tornar-se-á um dos nossos colaboradores na documentação de concertos.

Técnica: Fotografia (Digital)
Dimensões: (em formato livro desdobrável) 15×136,5 cm
2019

Texto de Ana Garcia Mascarenhas

Fotografia de André Cruz