Menú // Pesquisa
#ComoFoi o 6 de Junho de 2020 no Porto

#ComoFoi o 6 de Junho de 2020 no Porto

A 6 de Junho de 2020 tiveram lugar no Porto duas manifestações. A primeira, começaria na Cordoaria Nacional; de protesto contra as condições laborais actuais; a segunda contra o racismo e a brutalidade policial tão inaceitavelmente comuns no mundo actual, e juntou centenas de pessoas na Avenida dos Aliados. Ao fim da primeira, maior parte dos manifestantes deslocou-se em marcha até à frente da Câmara Municipal do Porto, onde aí permaneceu até escurecer.

A CVLTO esteve presente em ambas. Somos desde o início um projecto que funciona assentando de forma basilar em valores que não compactuam nunca com a violação dos direitos humanos. Estas violações são constantes. É preciso desconstruir o sistema actual, obsoleto, putrefacto e pior; tolerante para com comportamentos de desumanização. George Floyd é infelizmente um dos muitos nomes que a história carrega, numa tradição inaceitável de violência e racismo e que não pode, repita-se; não pode nunca padecer de tolerância.

Mantivemo-nos na Avenida dos Aliados até depois das 21h de dia 6 de Março. Documentámos uma série de imagens que espelham revolta e luta. Mas também espelham multiculturalidade, liberdade e empatia. Documentam uma geração que nasceu num momento insustentável, e que o torna sustentável em condições que precisam de ser revogadas. Num mundo que precisa de ser revogado, por inteiro.

#blacklivesmatter

Fotografias por Ana Garcia de Mascarenhas

Nota:

22 de Junho de 2020,

À luz dos acontecimentos dos últimos meses – que demonstram, mais do que nunca, a necessidade de um papel activista e educativo da parte de todos – a nossa Secção de Publicação Independente sofrerá uma reformulação ao nível dos conteúdos publicados, que passará pela publicação de artigos direccionados à consciencialização de temáticas relacionadas com o presente artigo e outras como; racismo institucional, consciencialização ecológica e ambiental ou questões de género.

Consideramos – sendo este um projecto mutável e de adaptação – este ser um momento de viragem dentro deste nosso sector. As áreas da poesia, fotografia ou artes plásticas predominantemente aqui exploradas anteriorment continuarão presentes na CVLTO através da submissão de trabalhos na nossa Galeria CVLTO e como parte dos eventos da nossa Promotora CVLTO (esta que se encontra em suspenso até que as condições sanitárias relacionadas com a Pandemia do Covid-19 permitam regressar ao activo).

A Direcção